quarta-feira, 1 de setembro de 2010




A ordem é inovar

Glecciano Luz começou na profissão há 22 anos, na cidade serrana Petrópolis. Hoje o salão que leva seu nome, localizado na Barra da Tijuca, é um dos mais procurados entre as cariocas. Lá, o hairstylist atende entre 15 e 20 clientes, em média. Agora ele se prepara para lançar seu novo espaço, batizado de Backstage e com endereço em Ipanema. Esta nova empreitada, no entanto, funcionará apenas com hora marcada e será muito utilizado para a produção de editoriais de moda e de beleza, uma vez que Glecciano é super requisitado pelas publicações cariocas. Além do talento, um dos motivos deste sucesso é sua sede de sempre trazer novidades para cá. Foi ele, por exemplo, que inovou com o método de ondulação digital (http://especialcabelos.terra.com.br/materia/novidades/262/efeito-gisele). Nesta entrevista, ele fala sobre suas preferências capilares.

Como e quando você começou sua carreira e por que resolveu segui-la?
Comecei em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, há 22 anos. Hoje, tenho dois endereços no Rio. O Espaço Glecciano Luz, na Barra da Tijuca, um mix de salão & galeria que reúne modernos serviços de beleza e exposições de arte constantes. E, agora, o novo e também vanguardista Backstage: um espaço no bairro de Ipanema destinado apenas para clientes previamente agendadas. Lá, poderão ser feitos os últimos lançamentos high-tech de beleza. O espaço também será utilizado para produções de moda de editoriais.

Qual o segredo do sucesso?
Muito trabalho, acima de tudo, e sempre humildade. Atendimento personalizado a cliente também é importante. Elas se sentem em casa, precisam se sentir especiais.

Quantas clientes você atende em média, por dia?

De 15 a 20, em média.

Quais as principais tendências em matéria de cortes e colorações para o verão 2010/2011?
No momento, as morenas estão muito em alta, mas como em todo verão brasileiro, lá vem as mechas californianas (ou “sun Kiss”) com tudo. O estilo Gisele volta com força. Em matéria de cortes, nada é mais falado do que o Chanel reto, usado por Mayana Moura, em Passione.

O comprimento médio continua em alta? E os cortes bem curtinhos? Em matéria de textura, você aposta nos lisos ou ondulados naturais?
Como disse, os curtinhos estão com tudo! Podem apostar. Acontece que as brasileiras ainda têm certa resistência ao curto. Aposto nos ondulados, não é à toa que acabei de comprar o equipamento de ondulação digital e está bombando. Todas querem ondas! Mas o liso é o liso também, sempre cai bem.

Por que você acha que a brasileira não abre mão dos fios super lisos?
Acho que os lisos remetem elegância, glamour. O cabelo está sempre um luxo, além de o brilho refletir mais. Mas, o look Gisele está aí, todas querendo copiar, ainda mais pelo Brasil ser um país tropical. Os fios ondulados e naturais, como se estivessem recém saídos da praia, são super bem aceitos.

Existe alguma coisa que seja proibida de se fazer quando se fala em cabelo?
Colorir, ou descolorir, um cabelo detonado, óbvio! Tem que tratar antes acima de tudo, mas, enfim, cada caso é um caso. Cabe ao profissional analisar o fio antes de qualquer ação no cabelo. E vale opinar quando a cliente insiste em um corte que não vai favorecê-la.

Qual o seu corte preferido?
Cada mulher combina com um corte específico, mas gosto dos repicados, assimétricos e com uma franja lateral. Porque é um corte não tão previsível. Ah, e é claro, o Chanel, que acho lindo, realça os traços da mulher e evidencia o rosto.

Que dicas de tratamento você costuma dar para suas clientes?
 A linha toda Moroccanoil  de tratamento no salão (xampu, máscara e serum) e a Obliphica, que também é um novo tratamento do salão, feito com a fruta do Himalaia (Obliphica).

Qual a melhor maneira de cuidar do cabelo em casa?
Usar leave-in sempre, em pouca quantidade. Aconselho o serum da linha Moroccanoil. É maravilhoso! E água gelada nos fios, nada melhor. E também, após secar com secador, usar o ar frio para dar brilho.

O que o cabelo significa na vida de uma mulher?
O cabelo tem um grande poder transformador. No dia que está oleoso, opaco, sem brilho ou muito armado, tudo sai errado para a mulher, já percebeu? Quando a cabeleira está toda no lugar e estonteante, ela se sente bem e poderosa. É sinônimo de poder para o ego de qualquer mulher. Mesmo as que relutam e não se dizem vaidosas com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário